Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Política

Publicada em: 14/02/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Deputado Cherini quer implementar em Passo Fundo projeto de práticas integrativas em saúde

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Deputado Cherini quer implementar em Passo Fundo projeto de práticas integrativas em saúde

Apesar dos recursos tecnológicos disponíveis e do desenvolvimento de novos medicamentos capazes de atacar os sintomas das doenças, a humanidade adoece em ritmo acelerado. Ao mesmo tempo, a Medicina Integrativa avança no mundo inteiro e é capaz de contemplar o ser humano em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e espiritual.

 

O próprio Ministério da Saúde possui uma portaria que trata das práticas integrativas e complementares no SUS. Desde 2013, o Rio Grande do Sul também conta com uma resolução que contempla as atividades de práticas terapêuticas.

 

Com base nisso, o deputado federal Giovani Cherini (PR) quer implementar em Passo Fundo o Programa de Práticas Integrativas em Saúde nos Municípios (Prosim), que tem como objetivo diminuir os índices de câncer, hipertensão, depressão e suicídios. Ele também visa reduzir o uso de medicamentos e de internações. Além disso, são técnicas econômicas, de alta resolutividade e menos invasivas.

 

A proposta foi apresentada hoje (14) ao Executivo municipal. Falando sobre o Prosim na Uirapuru, o deputado federal explicou que o prefeito deve encaminhar o projeto de criação do programa à Câmara de Vereadores.

 

Com isso, o cidadão vai ter à disposição no SUS técnicas terapêuticas como massoterapia, reiki e outras. Frisou que no atendimento da Atenção Básica, a prefeitura será ser ressarcida pelo Ministério da Saúde.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas