Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Política

Publicada em: 08/05/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Por 12 votos os vereadores rejeitam desarquivamento de projeto que autoriza a criação de aves em imóveis residenciais

Rádio Uirapuru
Créditos: Comunicação/Câmara de Vereadores
Por 12 votos os vereadores rejeitam desarquivamento de projeto que autoriza a criação de aves em imóveis residenciais

Burocracia no empreendedorismo do Brasil:


Para todas as pessoas que pretendem abrir sua própria empresa em nosso país, são apontados como principais fatores complicadores as políticas fiscais e a burocracia. Esta foi a pauta do Grande Expediente do vereador Márcio Patussi (PDT), durante a sessão desta segunda-feira (07). O parlamentar externou sua preocupação com o fato de que no Brasil, uma empresa pode levar, em média até mais de 100 dias para iniciar as atividades. O mesmo painel apresenta, por exemplo, a Argentina ter a média de 25 dias, Estados Unidos seis dias e a Nova Zelândia apenas um dia. O vereador Márcio Patussi, propôs também a criação de uma Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo e da Desburocratização. Ela teria o propósito de debater e executar medidas que reduzam o processo burocrático, assim agilizando o funcionamento de empresas em um tempo menor. Além da Frente, essa ideia consiste em uma concentração de profissionais envolvidos com a análise de aspectos urbanísticos e legais dos projetos, em um único local. Com isto, a projeção é de reduzir o tempo de abertura das empresas no município a um prazo entre 30 e 60 dias.

 

Trânsito na São Cristovão:


Entre os assuntos comentados durante as comunicações dos vereadores e líderes, foi anunciado uma reunião que ocorre hoje (08) às 19 horas na Escola Cecy Leite Costa entre moradores, vereadores e presidente de cerca de 10 bairros, para tratar das mudanças no trânsito, principalmente na Avenida Presidente Vargas.


Ordem do Dia:


Os vereadores aprovaram por 20 votos uma Moção de Apoio para que os Correios restabeleçam a sua capacidade operacional em Passo Fundo. A proposição é do vereador Ronaldo Rosa (SD) e deve chegar à direção nacional da estatal como uma cobrança por melhorias nos serviços prestados pela estatal.


Ainda durante a Sessão, foi rejeitado o desarquivamento do Projeto de Lei que autoriza a criação de aves poedeiras em imóveis residenciais da cidade. O pedido, feito pelo vereador Fernando Rigon (PSDB), foi negado por 12 votos contrários. A matéria que permite a criação desses animais em terrenos urbanos foi protocolada no ano passado por João dos Santos (PSDB), vereador suplente que ocupou a cadeira de Mateus Wesp (PSDB) durante um mês.


No início da sessão o presidente da casa, o vereador Pedro Daneli solicitou para que as comissões se reunissem e agilizassem os pareceres para que o projeto que prevê o reajuste dos servidores da Câmara fosse votado. A sessão chegou a ser suspensa para que as comissões se reunissem. Contudo, a votação não aconteceu, em função da Comissão de Constituição e Justiça propor uma subemenda a emenda feita pelo vereador Mateus Wesp. A emenda de Wesp aumenta o percentual de reposição para os servidores de 3,5 %. Já a subemenda propõem o reajuste para os vereadores de 2,84%. A expectativa que o projeto seja votado na próxima semana.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Sexta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas