No Senado Federal, Luis Carlos Heinze vai articular negociação da dívida do Estado com a União

Créditos: Arquivo/Rádio Uirapuru

Ontem (31), o deputado federal Luis Carlos Heinze falou pela primeira vez à Uirapuru após ser eleito senador do Rio Grande do Sul. Ele foi o mais votado destas eleições, com 2.316.365 votos (21,94% dos válidos). Em Passo Fundo fez 39.562 votos. Disse que um dos temas que já vai tratar a partir do ano que vem é dívida do Estado com a União, que chega a cerca de R$ 70 bilhões. Ressaltou que vai cobrar o repasse da Lei Kandir, o que deve reduzir significativamente o valor da dívida.

Calcula-se que o governo Federal deve cerca de R$ 50 bilhões para o Estado referentes à compensação por isenção de exportações. Heinze explicou que o plano é reunir os estados devedores e credores da União, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e fazer uma negociação política, envolvendo senadores, deputados, governadores e prefeitos. O parlamentar acredita que, a partir disso, sobrará dinheiro para o Rio Grande do Sul aplicar em segurança, educação e saúde que são áreas prioritárias.

Luis Carlos Heinze é um dos nomes cotados para o Ministério da Agricultura no governo de Jair Bolsonaro (PSL). O senador eleito disse que fica lisonjeado de ser lembrado porque é do ramo, possui formação e preparo para uma pasta como esta. Heinze é agrônomo e técnico agrícola. Afirmou que se o convite for feito com muito orgulho aceitará.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas