Passo Fundo atinge menor índice de mortalidade infantil dos últimos anos

Créditos: Divulgação

Com base nos dados de nascimentos em 2018 registrados até o momento, Passo Fundo voltou a diminuir a taxa de mortalidade infantil e ficar abaixo da meta estadual de óbitos nesta faixa etária. Pelos dados computados até esta sexta-feira, 14 de dezembro, a taxa em Passo Fundo é 7,83 óbitos/mil nascidos vivos, a menor dos últimos cinco anos. Esse índice corresponde aos 19 óbitos registrados dentre os 2.426 nascidos vivos este ano.

A taxa registrada em Passo Fundo é menor que a estadual, que é de 9,45 óbitos/mil nascidos vivos. Este é o menor índice do município desde que o programa Meu Bebê, Meu Tesouro foi implantado, no ano de 2013. Quando o programa começou, o índice em Passo Fundo era de 12,83. Já no ano seguinte, diminuiu para 9,59 (abaixo da meta estadual).

Desde que o Meu Bebê, Meu Tesouro começou, mais de 2.300 gestantes foram atendidas. O programa tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras, sendo oferecido em toda a rede municipal. Uma das ações é a agilização das consultas e realização de visitas domiciliares e informação de pré-natal, puerpério e puericultura. Também são realizados os contatos com os seguintes setores: de exames para avaliação da urgência de cada caso, do centro de referência de saúde da mulher para planejamento familiar e avaliação de gestantes de alto risco. O Programa faz ainda monitoramento das gestantes por meio de ligações telefônicas e as situações constatadas são registradas em planilha por classificação de risco.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas