Prefeitura promove evento sobre rede de atendimento ao idoso

Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de novembro, a Coordenadoria de Proteção Social Especial – Serviços de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo promove uma reunião técnica de assessoria e seminário sobre a intersetorialidade e garantia de acesso aos direitos da população idosa. O evento ocorre nas 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura ou nos dias do evento.

O seminário tem como objetivo divulgar os serviços da rede de atendimento ao idoso existente em Passo Fundo, bem como potencializar a articulação da rede, além de capacitar equipes técnicas para o trabalho intersetorial socializando as informações e fomentando a discussão da cultura de institucionalização do idoso.

A Rede de Atenção ao Idoso foi implementada através da articulação de serviços que fazem parte de uma rede integrada para adequada atenção à pessoa idosa conforme prega o Estatuto do Idoso. O objetivo desta rede é atender a população idosa de forma plena, tanto nas necessidades de saúde quanto nas necessidades sociais, criando um sistema de proteção baseado nos princípios da descentralização e intersetorialidade dos serviços.

Assessoria

A assessoria técnica será ministrada por Rosane Kist, assistente social especialista em Psicomotricidade. Rosane conta com diversos estudos na areá de articulação e territorialidade de atendimento à pessoa idosa é uma das referências hoje para estudos na área, sendo que sua proposta de assessoria visa que a rede local desenvolva metas para o aprimoramento e aplicação no território, bem como inicie a criação e qualificação de fluxos e protocolos de atendimento conforme as demandas locais.

Seminário

I Seminário da Rede de Atendimento a Pessoa Idosa: Intersetorialidade e Garantia de Acesso aos Direitos terá uma primeira atividade de cunho regional, com os objetivos de qualificar fluxos, iniciar o debate de protocolos de atendimento para qualificação na oferta de política pública de qualidade e integrada à pessoa idosa.

O Seminário surgiu através de articulação prévia entre CREAS, Conselho Municipal do Idoso, Coordenadoria do Idoso, curso de pós-graduação em Envelhecimento Humano e curso de Serviço Social da UPF e Ministério Público.

Programação Seminário

Manhã
8h – Credenciamento e coffee break
9h – Abertura – apresentação artística com grupos da Coordenadoria do Idoso
Autoridades
10h – Palestra com Rosane Kist
11h30 – Intervalo para almoço

Tarde
13h30 – Debates
14h30 às 16h – Dinâmica de práticas intersetoriais e acesso à garantia de direitos junto a Rede Socioassistencial

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas