3412 bebês nasceram no HSVP em 2017

Créditos: Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro

Dois mil e dezoito, ano em que o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, completa 100 anos, iniciou agitado no Centro Obstétrico (CO) e Maternidade. No primeiro dia de janeiro foram registrados seis nascimentos, sendo três meninas e três meninos. Às 2h35min do ano novo nasceu Teylon Miguel Maciel dos Santos, pesando 2,975 kg. De parto normal, a mãe Valquíria Maciel Cruz, moradora do Bairro José Alexandre Zachia recebeu o pequeno com muita alegria, e já está em casa. O segundo nascimento foi de uma menina, a pequena Joana Rizzatto Pasi, com 3,600 kg, às 5h30min. Os pais Carina Rizzato e Sander José Pasi, são de Casca e contam que foi uma surpresa e alegria o nascimento no primeiro dia do ano. “Iríamos internar hoje, dia 02, mas ela se antecipou e iniciamos o ano com este presente”, relatam.

 

Referência no interior do estado em gestações de alto risco e reconhecido pela alta qualidade profissional aliada às ações permanentes de humanização, o CO contabilizou um aumento no número de nascimentos no último ano. Foram 3412 bebês, 4,8% a mais que em 2016, quando foram registrados 3254 nascimentos. Pelo sexto ano consecutivo nasceram mais meninos, 1470 no ano de 2012, 1517 em 2013, 1652 em 2014, 1656 em 2015, 1.669 em 2016 e 1798 neste ano. Por ser referência na área, o HSVP tem o maior volume de atendimentos ambulatoriais, internações clínicas e nascimentos em Passo Fundo.

 

Dos mais três mil nascimentos, 2255 foram de mães passo-fundenses e 1157 de mães vindas de cidades da região e estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Enfermeira Gestora da Maternidade, Fabiana de Andrade ressalta que a escolha do hospital é muito importante para mãe e bebê, pois é necessário que este tenha uma estrutura física e humana preparada para atender qualquer intercorrência no parto. “No HSVP priorizamos o atendimento humanizado, disponibilizamos de estrutura de ponta e também uma equipe multiprofissional capacitada e preparada para qualquer situação. Além disso, possuímos alojamentos conjuntos e preconizamos o aleitamento materno desde a primeira hora vida”, salienta.

 

A Maternidade do Hospital São Vicente possui 52 leitos. “Das gestantes que recebemos, 2094 nascimentos foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 1318 através dos contratos particulares e convênios. O HSVP é um hospital de referência para gestação de alto risco e para atendimento de bebês em risco, por possuir equipe médica treinada e qualificada para este tipo de atendimento, nas unidades do Ambulatório de Pré-natal, Maternidade e CTI Neonatal, além de suporte técnico, em materiais e equipamentos, para atendimentos de tal complexidade”, enaltece a especialista.

 

Curso de Gestantes prepara as mamães

 

 Além de toda a estrutura para o atendimento no nascimento, o HSVP disponibiliza o Curso de Orientação à Gestantes, que proporciona aos futuros pais, conhecimento, aprendizado e maior segurança para a chegada da criança. Durante o ano, quatro edições são realizadas, sendo que a primeira já está marcada para o dia 15 de janeiro. O curso é gratuito e disponibiliza 60 vagas. As inscrições podem ser feitas no site www.hsvp.com.br a partir do dia 05 de janeiro.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas