Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 05/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Dor de cabeça por dependência de medicamentos é a mais difícil de ser tratada

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Dor de cabeça por dependência de medicamentos é a mais difícil de ser tratada

O programa Emoção e Afeto: Comportamento, desta terça-feira (04), discutiu um mal que atinge cerca de 15% da população feminina e 11% da masculina no mundo: a enxaqueca, que é uma das causas da dor de cabeça.

 

A enxaqueca é diferente da dor de cabeça, ela tem relação com a genética, é uma dor mais latejante e piora com uma série de fatores. Quanto mais estresse, mais crises de enxaqueca o paciente terá. No caso das mulheres, as crises também podem acontecer durante o período menstrual. A idade para se ter e a frequência das enxaquecas é relativa.

 

O neurocirurgião Nerio Azambuja conta que a dor de cabeça, também chamada de cefaleia, é um dos principais motivos da chegada de um paciente ao consultório. Ele explica que é uma dor tensional causada por estresse ou preocupação, devido a contratura muscular.

 

O neurocirurgião destacou que a dor de cabeça pela dependência química por analgésicos é muito mais preocupante que a enxaqueca e a própria dor de cabeça. É uma das doenças mais difíceis de se tratar porque o paciente acha que a droga resolve a dor de cabeça, mas ela está aumentando a sua dependência. Nesses casos, a falta do remédio para dor resulta em dor.

 

Azambuja destacou que os analgésicos causam dependência química apenas no sistema neuro central. O doutor disse que é recomendado o uso de analgésicos até duas vezes por semana. Alguns remédios como o ibuprofeno e naproxeno não dão dependência química. Esses são mais seguros e podem ser tomados mais vezes.

 

O neurocirurgião Azambuja chamou atenção para a dor de cabeça súbita e altamente dolorosa. O paciente que sentir uma dor intensa, de uma hora pra outra, deve ir imediatamente para emergência de um hospital. Ela deve ser investigada, pois pode ser uma ruptura de um aneurisma cerebral.

 

O neurocirurgião explicou que o AVC deve ser tratado principalmente nas primeiras três horas. Ressaltou que Passo Fundo já conta com um serviço de emergência para AVC. O Hospital da Cidade está organizado para ser o Centro Regional de AVC.  

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que a Reforma Política em andamento no Congresso vai moralizar o País?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas