Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 05/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Solicitação por ambulância completa um ano, mas Passo Fundo não vai receber veículo novo

Rádio Uirapuru

Na próxima segunda-feira (9), o presidente do Brasil, Michel Temer, fará a entrega de 61 ambulâncias para municípios gaúchos, em Porto Alegre. As novas unidades servirão para renovar a frota usada pelo Samu.

 

Quinze municípios da região Norte serão beneficiados, entre eles Marau e Carazinho. Passo Fundo ficou de fora da lista. Segundo o governo federal, os municípios contemplados são aqueles que possuem ambulâncias em condições ruins.

 

O secretário municipal de Saúde, Luiz Artur da Rosa Filho, conta que Passo Fundo possui duas ambulâncias do Samu que precisam ser renovadas, uma titular e uma reserva. Ambas estão com cerca de 110 mil quilômetros rodados.

 

O município também conta com mais uma ambulância, adquirida pela Prefeitura, para o dia a dia da secretaria de Saúde e para eventuais atendimentos do Samu. Luiz Artur destaca que o município mantém as três ambulâncias com bastante dificuldade. Ele conta que alguns municípios, contemplados pelo governo, possuem ambulâncias quase novas, com 40 e 50 mil quilômetros rodados.

 

O secretário destaca que a Prefeitura Municipal solicitou ao governo do estado uma ambulância nova em janeiro de 2016. O número do protocolo é 0202016. Entre julho e agosto o estado deu o parecer favorável e encaminhou o pedido ao governo federal (0972016).

 

Luiz Artur explica que Passo Fundo se enquadra nos critérios e vai investigar a sua ausência na lista dos 61 municípios gaúchos.

 

O deputado estadual Gilberto Capoani prevê que esse seja o primeiro lote, que todas as ambulâncias vão ser substituídas gradativamente. Mesmo assim, se comprometeu em entrar em contato com o governo federal e dar um retorno à Rádio Uirapuru até a próxima semana.

 

Os municípios da região que serão contemplados são: Carazinho (UTI móvel), Chapada, Constantina, Erechim, Espumoso, Lagoa Vermelha, Marau, Nova Prata, Palmeira das Missões (UTI móvel), Ronda Alta, Sananduva, Seberí, Serafina Corrêa, Sinimbu, Soledade.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas