Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 11/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Crianças com pais fumantes têm mais doenças respiratórias, afirma pneumologista

Rádio Uirapuru

O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano, em gastos com saúde e perda de produtividade. Ainda, o número de mortes relacionadas ao tabaco deverá aumentar de 6 milhões para cerca de 8 milhões anualmente até 2030, sendo que mais de 80% delas vão ocorrer em países de baixa e média renda. As informações são de um estudo da Organização Mundial da Saúde.

 

De acordo com a médica pneumologista do Hospital da Cidade, Dra. Janaína Pilau, os fumantes estão propícios a inúmeras doenças, principalmente relacionadas ao sistema respiratório, como bronquite e cânceres.

 

Explica que os fumantes inalam cigarro nas tragadas, já as pessoas ao seu redor acabam inalando a fumaça de maneira contínua. Por isso, crianças com pais fumantes têm mais doenças respiratórias e, ainda, companheiros de fumantes têm mais chances de desenvolver câncer de pulmão e ter enfisema pulmonar.

 

Destaca que horas sem fumar já melhoram a frequência cardíaca e a pressão arterial. Após cinco anos sem cigarro, diminuiu o risco de infarto e depois de dez anos alguns tipos de câncer.

 

Quem deseja parar de fumar pode buscar o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Passo Fundo, da Prefeitura. Com atendimento na Rua Capitão Eleutério, nº 309. Mais informações pelo telefone: (54)3314-7721.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você concorda em votar no partido e não mais no candidato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas