Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 21/02/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

HSVP e UFFS formam 61 médicos residentes

Rádio Uirapuru
Créditos: Roger Calderan/Especial HSVP
HSVP e UFFS formam 61 médicos residentes

 Há mais de 40 anos o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo atua na formação de médicos especialistas. Os programas de Residência Médica do HSVP já formaram mais de 1000 residentes, sendo que o primeiro programa foi implantado em 1976.

 

De lá para cá, a instituição foi conquistando etapas e, atualmente, conta com 28 programas de residência. Na última sexta-feira, 17 de fevereiro, no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, o HSVP e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), através da Comissão de Residência Médica da UFFS, realizaram a formatura de 61 médicos residentes, em 19 especialidades médicas.

 

Na ocasião, o reitor da UFFS, Jaime Giolo presidiu a cerimônia. Estiveram presentes ainda, o presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, o diretor médico do HSVP, Dr. Rudah Jorge, o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Artur Rosa Filho, o vereador Saul Spinelli, representando a Câmara Municipal de Vereadores, o diretor do Campus Passo Fundo, prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, o coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Dr. Jairo Caovilla, o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Dr. Errol Garcia, a representante da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, Gabriela Bonafin Stella, o representante da junta administrativa do Hospital da Cidade, Dionísio Adelcir Balvedi, entre outras autoridades, coordenadores e preceptores dos programas de Residência e familiares dos médicos residentes.

 

O superintendente Ilário destacou que a presença dos residentes também impulsionou o desenvolvimento da instituição pois, além de estarem presentes e atuando em todos os setores, para recebê-los o hospital se reinventou e busca sempre melhorias para manter-se como um ótimo cenário de prática para os médicos residentes.

 

“Além dos conteúdos teóricos, sabemos o quanto é rica a troca de experiências vivenciada por preceptores e médicos residentes. Esta interação diária é que forma o ser humano, o ser profissional, o ser especialista, o médico sensível e atento ao paciente, que irá desbravar hospitais, clínicas e unidades de atendimento por este país afora, com postura ética e responsável”, enalteceu Ilário, agradecendo ainda o trabalho dos supervisores, preceptores da residência, funcionários do HSVP, assim como a universidade federal.

 

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, na oportunidade, destacou a trajetória da universidade e explicou que através da portaria 237 de março de 2014, foi criada a Comissão de Residência Médica da UFFS, onde foram unificados os programas de Residência Médica do Hospital da Cidade e do HSVP, totalizando 31 programas de residência, e que a partir da data, os programas passaram a ser de responsabilidade da UFFS, com bolsas do Ministério da Educação. Em 2015, um novo campo de prática foi inaugurado no Hospital de Caridade de Carazinho.

 

“A parceria com o Hospital São Vicente de Paulo propicia que a universidade federal qualifique sua formação médica, ao mesmo tempo em que a instituição hospitalar aperfeiçoa seus processos e o atendimento de seus pacientes. Agradecemos a parceria com as instituições, em especial a dedicação dos médicos residentes e a presença de seus familiares”, pontuou Giolo.

 

A representante da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, Gabriela Bonafin Stella, agradeceu em nome dos especialistas, a UFFS e o HSVP por disponibilizarem estrutura, material, profissionais capacitados e por mostrarem preocupação com a formação dos profissionais, ressaltando que as instituições foram a base para a conquista do título de especialistas.

 

Gabriela agradeceu ainda os familiares, amigos e colegas. “Parabéns aos colegas formandos por mais esta vitória. Foram horas e mais horas de estudo, noites sem dormir, finais de semana longe de casa. Mas hoje, estamos aqui, para mais um sonho realizado”. 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Teixeirinha Gaúcho de Passo Fundo

com Valdir Garcia

Domingo

das 07:30 às 08:45

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil precisa de uma Reforma Trabalhista?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas