Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 01/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Instituto do Câncer do HSVP recebe segundo equipamento de radioterapia

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP
Instituto do Câncer do HSVP recebe segundo equipamento de radioterapia

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo recebeu no dia 25 de fevereiro, o segundo equipamento acelerador linear Elekta Synergy, de fabricação inglesa. A máquina chegou ao hospital em uma carreta e o seu descarregamento chamou atenção de quem passou pela Rua 15 de Novembro, no centro da cidade.

 

Segundo o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, este aparelho possui importantes evoluções tecnológicas e está instalado nos maiores centros de tratamento oncológico do mundo. “O equipamento custou 1 milhão e 497 mil dólares, sendo subsidiado 703.287 mil dólares pelo Ministério da Saúde, e outra parte proveniente de recursos próprios da instituição”.

 

O radioterapeuta César Augusto da Silva, que atua no serviço de Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, afirma que o aparelho contempla as mais modernas técnicas e soluções para o tratamento do câncer. Entre os atributos do novo equipamento, ele menciona a existência da radioterapia conformacional já existente no HSVP, a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT) e a Radiocirurgia.

 

“Com a IMRT administramos a dose de radioterapia no tumor, preservando os tecidos sadios em volta da região a ser tratada. A IGRT, que é a grande inovação do equipamento, realiza exame de imagem (tomografia computadorizada) no pré tratamento radioterápico. Esse avanço permite visualizar a posição do tumor no pré tratamento diário, sendo extremamente exata e precisa a área que será irradiada, minimizando os danos colaterais”, explica o radioterapeuta. Conforme ele, na Radiocirurgia, a máquina possibilita realizar o tratamento radioterápico em tumores cerebrais, entre outras áreas, visto que elevadas doses de radiação podem ser administradas em uma única aplicação, em áreas pequenas e ou fracionadas, substituindo a cirurgia convencional”.

 

Em relação ao público infantil e infantojuvenil, Silva evidencia que a nova máquina apresenta 4Mv, que significa radiação de baixa penetração, propiciando às crianças e adolescentes um tratamento de excelência, com maior precisão e menor toxidade.

 

O acelerador linear será disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios. A instalação está prevista para o mês de março e o seu funcionamento depende de posterior liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM). 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Jogo Limpo

com Luciano Silveira

Segunda-Feira

das 20:10 às 21:30

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas