Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 30/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Passo Fundo já conta com medicina alternativa e complementar no tratamento de saúde via SUS

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Passo Fundo já conta com medicina alternativa e complementar no tratamento de saúde via SUS

O Ministério da Saúde incluiu no sistema nacional de saúde as chamadas medicinas tradicionais e complementares. A portaria que estabelece a inclusão das novas práticas foi divulgada no Diário Oficial da União na última terça-feira (28).

 

São elas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

 

Passo Fundo já oferece oficialmente há dois anos a arteterapia nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e acupuntura na unidade da Nenê Graeff. Além disso, o município já disponibiliza nas farmácias alguns medicamentos fitoterápicos. Os profissionais da rede de saúde foram capacitados para fazer a prescrição dos fitoterápicos.

 

A secretária-adjunta da Saúde, Eliana Bortolon, explicou que os pacientes que tiveram acesso a esses tipos de serviços avaliaram eles como positivos. A arteterapia tem auxiliado na recuperação de pacientes com transtornos mentais e uso abusivo de drogas. Em relação a acupuntura, contou que são muitos os relatos dos seus benefícios no tratamento de dores crônicas.

 

Eliana ressalta que, com a portaria do Ministério, o município contará com mais recursos e poderá ampliar a oferta dos serviços. Em breve, também será oferecido reike em Passo Fundo. A secretaria está providenciando a compra dos materiais necessários.

 

Eliana explicou que nem todas as práticas listadas pelo governo federal serão implementadas em Passo Fundo porque é preciso de profissionais habilitados. Mesmo sendo alternativas elas requerem uma formação profissional.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Quinta-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo



Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas