Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 05/04/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Inaugurado o Instituto do Câncer Hospital São Vicente

Rádio Uirapuru
Créditos: Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro
Inaugurado o Instituto do Câncer Hospital São Vicente

No Brasil, são diagnosticados aproximadamente 595 mil novos casos de câncer por ano. Esse número deverá aumentar em 75% até 2030. Diante desses dados o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo entendeu a necessidade de se ter uma unidade moderna com infraestrutura completa para o diagnóstico e tratamento onco-hematológico, inaugurando assim, na terça-feira, 04 de abril de 2017, o Instituto do Câncer Hospital São Vicente. Ao descerrar a placa de inauguração, o presidente do HSVP Décio Ramos de Lima, o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, o superintendente médico e de pós-graduação do HSVP e diretor executivo do Instituto Dr. Alberto Kaemmerer e o oncologista e diretor adjunto do Instituto do Câncer Dr. Rodrigo Villarroel escreveram mais um capítulo na história centenária do HSVP.

Com toda experiência e renome que o Hospital São Vicente de Paulo possui, o instituto localizado na matriz e filial do HSVP conta com suporte tecnológico, profissional e estrutural para se consolidar como referência oncológica no sul do Brasil. O instituto integra as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia. A excelência no tratamento se concretiza com o trabalho conjunto de médicos e profissionais das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, pesquisa e assistência social.

Na solenidade de inauguração realizada na Unidade II do HSVP, o presidente Décio Ramos de Lima deu boas vindas à todos e pontuou a importância do momento para a instituição. “Temos a certeza que estamos no caminho certo e que o instituto irá cuidar de muitas pessoas que lutam contra o câncer. Embora todas as dificuldades que enfrentamos no país, o HSVP não parou de investir e de trabalhar, pois quando a crise passar estaremos em outro patamar”, destacou Lima.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David trouxe informações a cerca do número de atendimentos oncológicos realizados no HSVP, que demonstram a necessidade do serviço. “No mês de março, 1616 pacientes foram atendidos. Destes 73% (1184) provenientes da macrorregião e 27% (432) de Passo Fundo sendo que, 76% deste quantitativo foram pacientes atendidos pelo SUS”, informou Ilário, ressaltando que o hospital recebeu nesta semana secretários e prefeitos da região, imprensa, médicos e funcionários que puderam conhecer a estrutura e como funcionará o Instituto do Câncer.

Além de tecnologia de ponta, profissionais qualificados e espaços reformulados, o superintendente médico e de pós-graduação do HSVP e diretor executivo do Instituto Dr. Alberto Kaemmerer, enfatizou que o Instituto do Câncer Hospital São Vicente está ancorado nos conceitos da epidemiologia, demografia, tecnologia e da economia de saúde, tendo um planejamento rigoroso nesses quatros pilares. “Hoje temos como premissa o diagnóstico precoce que vai poder acionar a cirurgia como método curativo. Além disso, nosso grande desafio é tratar de pacientes que chegam tarde, com a nossa pontencialidade queremos que o câncer se torne uma doença crônica degenerativa não transmissível, ou seja, tratando o paciente para que ele viva com a melhor qualidade possível, onde o paciente vai morrer com câncer, mais não de câncer, enalteceu Kaemmerer, falando ainda do pioneirismo do instituto. “Este modelo servirá de exemplo para a organização de outros institutos. Isso porque vamos trabalhar em cima de protocolos, com melhores conceitos médicos do mundo, baseados sempre na busca constante pelo aprendizado”.

A inauguração do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, ocorreu nesta semana, pois o dia 08 de abril é lembrado como Dia Mundial de Combate ao Câncer. Ainda, na ocasião, o oncologista e diretor adjunto do Instituto do Câncer Dr. Rodrigo Villarroel destacou duas frases que achou pertinentes ao momento vivenciado. “Muitos querem ser líderes mas poucos estão dispostos a criar o caminho e outra que diz “Pensar grande ainda é apenas pensar”, e por isso quero parabenizar a direção do HSVP, vocês tiveram um papel fundamental em não só pensar grande mas concretizar ações. Nós temos muito orgulho desse momento, acima de tudo, por participar de um projeto inovador, que representa um trabalho de equipe, já que, atualmente o tratamento do câncer é um trabalho de equipe que envolve diversos profissionais”, enalteceu Rodrigo sobre a inauguração. O médico esclareceu ainda o significado da logomarca do instituto e da slogan “ Valorizando a vida”. “Formamos uma equipe coesa e motivada e neste tempo de preparação da criação do instituto, tivemos o privilégio de conhecer pessoas altamente capacitas e motivadas para fazer o seu melhor. Este dia vai ficar marcado na história centenária e de pioneirismo dessa instituição. Isso nos motiva a fazer mais e melhor, sem esquecer do nosso slogan que deve ser sempre o nosso norte, direção, objetivo e missão, sempre que estivermos diante dos pacientes”.

 

 

Mais sobre o Instituto

O Hospital São Vicente de Paulo investiu na reformulação estrutural do serviço, em espaços agradáveis para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como convênios e particular. Com duas unidades, uma na matriz e outra na filial, oferece um ambiente confortável e acolhedor para os pacientes e seus familiares.

A oncologia infantojuvenil dedica-se exclusivamente aos pacientes de 0 a 19 anos. O trabalho humanizado é a marca no tratamento de crianças e adolescentes.

A radioterapia ampliou sua capacidade de atendimento com a instalação do segundo acelerador linear. Este, de última geração, Elekta Synergy, incorpora avançadas tecnologias de intensidade modulada, radioterapia guiada por imagem e radioterapia estereotáxica. O novo equipamento permite ao instituto, maior eficácia e melhores resultados no tratamento radioterápico.

Como projetos futuros, o Instituto do Câncer Hospital São Vicente tem a implantação de uma unidade de transplante de células progenitoras hematopoéticas, conhecido como transplante de medula óssea. A área de diagnóstico será ampliada com a aquisição de uma nova máquina de ressonância magnética e do PET CT.

O novo grupo de pesquisas do Instituto do Câncer está conectado a diversos centros de pesquisa do mundo, a fim de oferecer tratamentos inovadores aos pacientes.

 

Instituto em números

-4.000m² de área física disponíveis para instituto entre Unidade I e II

-Capacidade para 46 pacientes em tratamento quimioterápico simultâneos

-Radioterapia com dois Buncker e dois aceleradores lineares

- 02 unidades de internação específicas adulto e infantil com 60 leitos

- 25 consultórios médicos e multiprofissionais

-160 profissionais de equipe multiprofissional e multidisciplinar

-05 médicos residentes

-18 residentes multiprofissionais em Atenção ao Câncer

-16 médicos oncologistas e hematologistas

-Sistema completo de diagnóstico por imagem e laboratórios

-Centro Cirúrgico

-Unidade de Pesquisa Clínica

 

A logomarca

A logomarca foi inspirada em um símbolo geométrico conhecido desde a antiguidade, que se chama flor da vida. Esse símbolo é composto de vários círculos que são sobrepostos e dipostos de uma maneira que formam uma flor, mais formando um padrão simétrico na forma de um hexágono. Nós retiramos um desses círculos como se fosse uma pétala dessa flor e colocamos nela um conjunto de cores para representar a integração e a beleza que existe em toda a diversidade que compõe esse bem valioso que é a vida”, explica Villarroel.

 

 

*Assessoria de Comunicação HSVP

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sexta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil precisa de uma Reforma Trabalhista?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas