Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 07/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Fechamento de Farmácia Popular não vai impactar no município, diz secretária adjunta de Saúde

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Fechamento de Farmácia Popular não vai impactar no município, diz secretária adjunta de Saúde

A partir de maio, o governo federal não vai mais liberar verbas para as unidades próprias do Programa Farmácia Popular. Com isso a maioria deve fechar, como é o caso da Farmácia Popular em Passo Fundo, que fica na Rua Fagundes dos Reis, 215, Centro.

 

Os dois funcionários serão remanejados para as farmácias do município. No local são oferecidos gratuitamente, ou com 90% de desconto, mais de 100 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia.

 

A medida não significa o fim do Programa Farmácia Popular, alguns medicamentos vão continuar sendo distribuídos nas farmácias conveniadas. A secretária adjunta da Saúde, Eliana Bortolon, disse que o fechamento da loja física não vai impactar no município. Hoje há pouca procura pela farmácia.

 

Enquanto ela atende entre oito a 10 pessoas por dia, as farmácias municipais registram, juntas, mais de 1.000 atendimentos. Eliana explica que a maioria dos remédios que são oferecidos pelo programa estão na lista básica da rede municipal. O fim do repasse às unidades representa uma economia de R$ 100 milhões por ano. O governo federal anunciou que pretende destinar os recursos às secretarias municipais de saúde.

 

Eliana Bortolon espera que haja um aumento no financiamento para a compra de medicamentos. Segundo a secretária, atualmente o financiamento do Ministério da Saúde e do Estado é inferior à necessidade de Passo Fundo. A prefeitura acaba alocando muitos investimentos para o abastecimento das farmácias municipais.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Sem Segredo

com Zulmara colussi

Sábado

das 09:30 às 11:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas