Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 10/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Vacinação contra gripe inicia no dia 17 de abril em Passo Fundo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Vacinação contra gripe inicia no dia 17 de abril em Passo Fundo

A Prefeitura de Passo Fundo informa que o município adere à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e já organiza o planejamento para atender a população. Após duas reuniões, a Secretaria de Saúde definiu a estratégia de vacinação para este ano.

 

Embora a campanha inicie no dia 10 de abril, os primeiros dias serão destinados para vacinar grupos de alto risco, como os trabalhadores de saúde, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e instituições de longa permanência. A partir do dia 17 de abril, iniciará oficialmente o período de vacinação para as pessoas que se enquadram em todos os grupos de risco.

 

A vacina estará disponível em 26 locais para imunizar idosos (60 anos ou mais de idade); crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. Também serão incluídos para a vacinação os professores das escolas públicas e privadas.

 

“Nossa estratégia leva em conta o quadro atual de normalidade epidemiológica e a chance de reduzirmos as filas a partir do dia 17”, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. Além das unidades de saúde com sala de vacinação, o Clube Juvenil será parceiro neste ano, como conta o secretário. “O clube irá nos ceder um espaço a partir do dia 17 para que possamos agilizar a vacinação e evitar grandes filas, pois planejamos poder vacinar até oito pessoas ao mesmo tempo”, afirmou.

 

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

 

O atendimento

 

São 26 unidades de saúde que irão atender a população, além do espaço do Clube Juvenil, que será cedido para uma equipe da Central de Vacinas. No Clube Juvenil o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos demais locais, o funcionamento será no horário normal da unidade, também de segunda a sexta-feira. No dia 06 de maio haverá a mobilização nacional.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Hora a Mais

com Valdir Mello

Quarta-Feira

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo



Responda a verdade: você costuma falar da vida dos outros?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas