Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 19/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Projeto Desenhando Sorrisos e Hemopasso promovem Dia D nesta quarta-feira

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Projeto Desenhando Sorrisos e Hemopasso promovem Dia D nesta quarta-feira

O Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso), em parceria com o Projeto Desenhando Sorrisos, realiza nesta quarta-feira (19) o Dia D. A iniciativa visa o abastecimento dos estoques de sangue em função dos feriados de Tiradentes e do Trabalhador.

 

O Hemopasso vai atender em horário especial, das 07h30 às 11h30 e da 13h30 às 17h. Para a doação de sangue é preciso pesar mais de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e estar alimentado. Quem fez a vacina contra a gripe tem que esperar 48 horas. É necessário agendar horário.

 

Além da doação de sangue, a ação também incentiva a doação de medula óssea. A organização do evento estima receber mais de 100 cadastros para doação de medula óssea. A região já conta 37 mil cadastrados.

 

Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos. No dia também será feita a atualização de cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

 

A coordenadora de Captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, ressalta que a atualização é importante para facilitar o encontro de possíveis doadores. A atualização de dados também pode ser feita pelo site redome.inca.gov.br. Alexandra disse que o município já teve doadores compatíveis que fizeram o transplante e salvaram vidas.

 

Na doação não aparentada, as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média. Há cerca de 25% de chances de encontrar um doador compatível na família. A coordenadora explica que o transplante de medula óssea é simples. A recuperação é rápida e a medula é recomposta em 15 dias. Hoje o Hemocentro atende 44 hospitais em 139 municípios.

 

No Dia D haverá distribuição de brindes e lanche especial. O Hemopasso fica localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo telefone (54) 3311-1427.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Segunda-Feira

das 21:30 às 23:00

ouça ao vivo



Você concorda com a legalização dos jogos de azar no Brasil?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas