Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 20/04/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Comportamento agressivo no trânsito não pode ser justificado pelo estresse diário, alerta psiquiatra

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Comportamento agressivo no trânsito não pode ser justificado pelo estresse diário, alerta psiquiatra

Nos últimos anos a frota de veículos multiplicou no Rio Grande do Sul, mas poucas estradas foram criadas. Hoje são mais de 7 milhões circulando no estado. Passo Fundo é uma das cidades gaúchas com mais veículos, com mais de 150 mil. O tema foi debatido no programa Emoção, Afeto e Comportamento desta terça-feira (18).

 

Para o psiquiatra Érico Hecktheuer, a falta de infraestrutura e de investimentos nas vias e estradas não justifica o comportamento agressivo de alguns motoristas no trânsito. Todo ano no país são registrados, em média, 50 mil mortes no trânsito. A maioria dos acidentes são por imprudência. Estima-se que, por ano, cerca de 300 mil pessoas, tenham algum tipo de sequelas devido a acidente de trânsito.

 

Hecktheuer ressalta que a conduta arrogante no volante expõe a si e os outros a perigos, podendo causar cicatrizes profundas. Ele explica que, apesar das leis, no Brasil existe uma cultura de que desobedecer é sinônimo de superioridade. Avalia que os motoristas que estão cautelosos é mais em razão das multas que ficaram mais caras do que pela própria conscientização.

 

O psiquiatra disse o problema é que para uma boa parte da população o veículo não é só um meio de transporte, mas a extensão da sua personalidade. Dependendo do uso que o condutor dá, o veículo pode ser uma arma. Ressaltou que o trânsito é um espaço coletivo e não individual, onde as pessoas têm que entender que são mais uma na multidão.

 

O Dr. Hecktheuer frisou que o comportamento solidário entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas geram atitudes respeitosas. A provocação e o xingamento não devem ser revidados, a indiferença é a melhor resposta.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Teixeirinha Gaúcho de Passo Fundo

com Valdir Garcia

Domingo

das 07:30 às 08:45

ouça ao vivo



Obesidade pode ser considerada um problema de saúde pública?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas