Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 19/05/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Rotary, UFFS e HSVP promovem treinamento para tratar o pé torto

Rádio Uirapuru

O Rotary Club de Passo Fundo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) realizam de 24 a 28 de maio, em Passo Fundo, treinamento para tratar a enfermidade do Pé Torto. No Brasil, os treinamentos foram realizados em São Paulo e Salvador. A edição de Passo Fundo acontece nos ambulatórios da UFFS, HSVP e Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), sendo que o coordenador do projeto é o ortopedista Jung ho Kim, professor da UFFS, Campus Passo Fundo e membro do corpo clínico do IOT, localizado na Unidade 2 do HSVP.

 

O Rotary International está comprometido, em parceria com a Ponseti International Association (PIA), para a erradicação do Pé Torto Congênito (PTC) no Brasil. Essa enfermidade tem origem desconhecida e faz com que os bebês nasçam com um ou ambos os pés virados para dentro. Isso ocorre devido a estrutura da parte de dentro do pé ser mais rígida do que a de fora, deixando os pés curvados. O tratamento para essa doença pelo método Ponseti é simples e altamente eficaz. Basicamente utiliza gessos seriados. O procedimento é feito no ambulatório e a técnica consiste no uso de órteses por algumas horas durante o dia, para manutenção, por um período determinado. Esse método é muito mais barato e possui resultados superiores ao cirúrgico.

 

Na tentativa de erradicação dessa enfermidade no Brasil, rotarianos do Estado de São Paulo apresentaram um projeto de subsídio global junto à Fundação Rotária, em conjunto com rotarianos dos Estados Unidos, e firmaram uma parceria com a PIA Brasil, através da qual estão sendo montados treinamentos do método Ponseti a médicos ortopedistas brasileiros.

 

A Fundação Rotária do Rotary International é um fundo para doações de recursos, os quais são destinados a clubes de Rotary do mundo inteiro, para a realização de projetos transformadores, que devem ser previamente estruturados.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas