Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 25/05/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Psiquiatra alerta: mães tóxicas prejudicam os filhos

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Psiquiatra alerta: mães tóxicas prejudicam os filhos

Quando se fala no papel da mãe a primeira associação que se faz é com o amor incondicional, com a doação completa aos filhos. Mas, cada vez mais, se vê mães que não conseguem acolher e cuidar dos filhos.

 

Pelo contrário, estão sempre rivalizando, competindo e vendo o filho, principalmente a filha mulher, como um problema. São as chamadas mães tóxicas, cujo o seu comportamento, além de fazer mal, intoxica os filhos.

 

O tema, que ainda é um tabu na sociedade, foi discutido no Programa Emoção, Afeto e Comportamento desta terça-feira (23). O psiquiatra Dr. Erico Hecktheuer explicou que enquanto a maternidade é um período encantador para muitas mulheres, para outras pode ser insuportável.

 

Segundo o doutor, mães tóxicas são geralmente aquelas que não gostariam de ter filhos, ou que engravidaram na adolescência e não tiveram maturidade e estrutura social e emocional para dar suporte a um novo ser. Elas são, na maioria das vezes, mulheres infantilizadas, imaturas e egoístas. Sentimentos que resultam na terceirização da criação ou ainda no abandono dos filhos.

 

O psiquiatra disse que um ato de amor que essas mães poderiam ter é entregar o filho para a adoção, para uma família estruturada que deseja a criança. Hecktheuer disse que é muito fácil perceber quando uma mãe é tóxica, ela não costuma se orgulhar do filho, demonstrar carinho, protegê-lo ou se envolver com a sua vida.

 

O psiquiatra ressalta que as crianças são as que mais sentem esse distanciamento porque fazem comparação com as mães dos colegas. Não há nada mais angustiante para um filho do que não se sentir amado pela mãe. Além de criar insegurança, o filho que passa por essa situação vai sofrer muito mais do que o normal nos rompimentos de relacionamentos, como em namoros e em amizades.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Uirapuru Ecologia

com Ivaldino Tasca

Sábado

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo



Você acha que a Reforma Política em andamento no Congresso vai moralizar o País?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas