Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 24/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

HSVP à serviço da vida como norte de uma história centenária

Rádio Uirapuru
Créditos: Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro
HSVP à serviço da vida como norte de uma história centenária

Chegar aos 99 anos é algo que toca a memória de quem já viveu muitos anos e tem história para contar. Momentos marcantes, lendas, histórias pitorescas mescladas à realidade dos fatos e do dia a dia dos que nascem, crescem e envelhecem. A vida em suas várias faces acontece cotidianamente numa instituição como o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Local que traz lembranças felizes pelo nascimento do primeiro filho, tristes pelo adoecimento de um familiar querido, esperançosas pelo bom resultado do tratamento de quem se gosta.

 

Mas antes de ser um lugar comum para a expressão de múltiplos sentimentos, o Hospital São Vicente de Paulo é um ambiente onde as pessoas têm um ideal de vida, o cuidado com o ser humano. Aqui vive-se à “flor da pele” o valor que a vida tem, em todos os aspectos. Por isso, neste 24 de junho de 2017, dia em que o Hospital São Vicente de Paulo comemora 99 anos, o seu maior legado é ser reconhecida como a instituição que está à serviço da vida!

 

Esta história centenária está contextualizada em 1918, quando a Gripe Espanhola virou uma pandemia, vitimando pessoas em todo mundo e em Passo Fundo não fora diferente. Para atender os doentes, os Vicentinos fundaram o Hospital São Vicente de Paulo. Desde então, o grupo de leigos católicos atuam, em caráter de gratuidade, na diretoria da instituição. A essência de São Vicente de Paulo iluminou essas pessoas que se doam para ajudar os que precisam e hoje, as Obras Vicentinas estão presentes em várias esferas sociais.  

 

Há 99 anos, o crescimento da estrutura física, número de funcionários, alta complexidade e diversidade de procedimentos, ineditismo de técnicas e humanização no cuidado refletem a marca Hospital São Vicente de Paulo. Como centro de referência na assistência de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição contempla uma população de mais de dois milhões de habitantes, abrangendo municípios da macrorregião norte e missioneira do estado. As áreas referenciadas são: cirurgia cardiovascular, cardiologia intervencionista, traumato-ortopedia, neurocirurgia, nefrologia, terapia nutricional e transplantes.

 

Neste ano, o HSVP atuou para fortalecer os serviços de alta complexidade, especialmente, nas áreas de oncologia, medicina vascular, traumatologia e ortopedia, com a criação de institutos médicos.

 

Instituto do Câncer Hospital São Vicente


Em 2017 foi inaugurado o Instituto do Câncer Hospital São Vicente, com o propósito de ser modelo de gestão em saúde no tratamento onco-hematológico. Este formato alia a experiência, o pioneirismo, a capacitação tecnológica e multiprofissional, para ser referência oncológica no sul do país. O HSVP investiu na reformulação estrutural do instituto, em espaços agradáveis para usuários do SUS, bem como convênios e particular, nas unidades da matriz e filial. O Instituto do Câncer integra as áreas de oncologia clínica, cirúrgica, oncopediatria, hematologia, pesquisa clínica e radioterapia.

 

Pronto-Atendimento
Resolutividade dos casos, agilidade e bom atendimento são os pilares do Pronto Atendimento (PA) 24 horas, disponível para pacientes acima de 12 anos, para convênios e particulares. Situado na unidade II do HSVP, Rua Uruguai, 2050, o PA atende mensalmente 1000 pessoas nas mais diversas especialidades. Além disso, mantém o serviço de Ortopedia e Traumatologia de referência, para atendimento de crianças e adultos.

 

Humanização do cuidado



Uma instituição de saúde somente permanece na mente e no coração se, em todos os aspectos, ela for humanizada. Desde o guarda e as atendentes nas portarias, a funcionária que traz o alimento, a que limpa o quarto, a que atende o telefone até os profissionais que estão na linha de frente da assistência, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Todos têm seu papel e contribuição para valorizar a humanização no atendimento. Para reforçar sua importância, os funcionários dos mais diversos setores realizam treinamentos periódicos.

 

Entre as iniciativas que enaltecem o trabalho humanizado estão Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, realizado com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Mães e Pais Arteiros, Método Canguru, Desenhando Sorrisos, Sorriso Voluntário, Cuidados Paliativos, entre outras ações. O programa Classe Hospitalar Escola de Vida, desenvolvido em parceria com Prefeitura Municipal, UPF e Ministério Público iniciou no ano passado e tem a nobre missão de oportunizar a construção de conhecimento, momentos de ludicidade e aprendizagem, para crianças e jovens com câncer. Outro projeto que traz alegria para os pacientes é a Terapia Assistida por Animais, que proporciona lazer, humanização e minimiza o estresse de quem está internado.

 

Hospital de ensino reconhecido


Certificado como hospital de ensino pelo MEC/MS, o HSVP é cenário de prática para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. O aumento de alunos evidencia a busca por conhecimento e vivência prática, em uma instituição completa que propicia grande diversidade de casos.

 

As parcerias estabelecidas são fundamentais para consolidar o HSVP como campo de prática. Através da UPF, acadêmicos de medicina e de outras áreas de saúde realizam estágios curriculares. Na Residência Médica, o Hospital São Vicente é conveniado com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As atividades da Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso, realizada em conjunto com a UPF e Secretaria Municipal de Saúde, oportunizam aos profissionais atuarem em Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia. A instituição também tem o foco na formação de alunos que cursam o Técnico de Enfermagem na Escola de Educação Profissional São Vicente.

 

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Hora a Mais

com Valdir Mello

Terça-Feira

das 11:00 às 12:00

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas