Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 11/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Município vai atender 500 pacientes por mês em projeto Teleoftalmo

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação/Governo do Estado
Município vai atender 500 pacientes por mês em projeto Teleoftalmo

Hoje o paciente que precisar de uma consulta na área de oftalmologia em Passo Fundo tem que esperar mais de um ano para ser atendido. Apenas os casos mais sérios, de possibilidade de perda de visão, são encaminhados com agilidade. Mas, em um período de quatro meses, essa situação vai mudar.

 

Passo Fundo é um dos sete municípios gaúchos que vai receber o projeto Teleoftalmo – Olhar Gaúcho. A iniciativa é resultado de uma parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde, o governo do Estado, as prefeituras e o Telessaúde/RS-UFRGS.

 

O lançamento oficial ocorreu em Porto Alegre nesta segunda-feira (10). O serviço vai melhorar o acesso ao diagnóstico de oftalmologia e reduzir as filas de espera.

 

Conforme o secretário municipal de Saúde, Luiz Arthur Rosa Filho, será possível atender 500 pessoas por mês. O projeto vai contemplar crianças a partir de oito anos e adultos com qualquer dificuldade de visão.

 

O consultório Teleoftalmo vai funcionar em uma sala junto à unidade de saúde do Parque Farroupilha, que foi escolhida pela direção do Moinhos de Vento, em visita ao município. O hospital vai fazer a reforma da sala, com recursos federais.

 

O secretário explica que o exame será realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial de uma equipe de enfermagem que será cedida pela prefeitura. Tanto o agendamento, quanto o laudo com as recomendações de conduta são via Plataforma de Telessaúde.

 

Se o paciente precisar de lentes corretivas, os óculos serão fornecidos sem custo ao paciente, confeccionados por ótica contratada pelo projeto por tomada de preço.

 

As demais cidades que vão receber as unidades são: Porto Alegre, Pelotas, Farroupilha, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Sem Segredo

com Zulmara colussi

Sábado

das 09:30 às 11:00

ouça ao vivo



Você participa do movimento comunitário de Passo Fundo?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas