Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 09/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Receitas de Passo Fundo são concorrentes do Melhores Receitas da Alimentação Escolar

Rádio Uirapuru

Duas das receitas desenvolvidas pelas merendeiras da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Prefeitura de Passo Fundo foram selecionadas para participar do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) e Ministério da Educação (MEC). O concurso, que está na segunda edição, já realizou a fase eliminatória e escolheu 1.284 receitas que agora passarão pela votação estadual. Nesta etapa, votam nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e presidentes dos conselhos de alimentação escolar.

Até o dia 15 de agosto eles poderão escolher as melhores receitas em criatividade e utilização de ingredientes típicos das regiões brasileiras. Passo Fundo concorre com as receitas do arroz integral com galinha, da cozinheira Evanir Martin, da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança, e com a receita do hambúrguer nutritivo, da cozinheira Elza Maria Boff, da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Terezinha.

Para votar é preciso acessar o link http://melhoresreceitas.mec.gov.br/loginVotacao.php. É importante que sejam observados os critérios criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no PNAE – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar. De acordo com a coordenadora da Nutrição Escolar, Kely Szymanski, a participação no concurso foi proposta a todas as cozinheiras da rede municipal. “Esta é a segunda edição do concurso, que desta vez tem um diferencial, que é o de apresentar uma proposta de educação alimentar e nutricional inserida no contexto escolar”, explica.

As duas receitas escolhidas têm grande aceitação nas escolas municipais, principalmente na educação infantil, onde o aluno está em fase de formação do hábito alimentar, o que vai acompanhá-lo pelo resto da vida. “As nossas receitas têm um diferencial importante, pois além de serem alimentos comuns do dia a dia da escola, agregam valores nutricionais importantes, como fibras alimentares, vitaminas, sais minerais e energia, no caso do arroz integral com galinha. Além disso, mostram que alimentos com maiores preferências, como o hambúrguer, podem ser propostos de forma saudável, inserindo aveia e temperos naturais”, salienta Kely.

Premiação
As receitas escolhidas seguirão para a etapa regional e, em seguida, para a etapa nacional, na qual as 15 receitas finalistas serão preparadas e degustadas por um júri composto por cinco pessoas: um estudante da rede pública acima de 12 anos, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, um chefe de cozinha reconhecido pela crítica e um representante das entidades parceiras do PNAE. O júri vai apontar, então, as cinco receitas vencedoras do concurso, uma por região. Os campeões receberão um prêmio de R$ 4.800,00 e uma viagem internacional.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Quarta-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você tem uma relação próxima e amorosa com o seu pai?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas