Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 10/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Hepatite C: médico alerta para importância de exames preventivos, pois doença é silenciosa

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Hepatite C: médico alerta para importância de exames preventivos, pois doença é silenciosa

Existem 135 mil pessoas com hepatite C no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em 2016 foram registrados 27.358 novos casos.Em Passo Fundo, nos últimos dez anos foram 1.566 casos, só no ano passado foram registrados 107.

 

A doença causa inflamação do fígado e raramente apresenta sintomas em sua fase inicial.O médico, Dr. Douglas Pedrosos destaca que por ser uma doença silenciosa, a população deve estar atenta e realizar os exames preventivos.

 

Ressalta que o SUS oferece testes rápidos para o diagnóstico da doença.O médico explica que quanto antes a pessoa descobrir a doença mais rápida será sua cura. Sendo todo o tratamento oferecido pelo SUS, com medicamentos gratuitos.

 

A hepatite C pode ser transmitida pelo contato com o sangue contaminado, através de transfusão de sangue, sexo desprotegido e materiais como agulhas e alicates contaminados. Ainda não existe vacina contra a doença, a melhor forma de prevenção é utilizar materiais esterilizados e preservativo nas relações sexuais.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas