Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 18/08/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Presidente do Sindicato Médico do Estado alerta: crise no IPE vai superlotar SUS e afetar toda a população

Rádio Uirapuru
Créditos: Bárbara Born/Rádio Uirapuru
Presidente do Sindicato Médico do Estado alerta: crise no IPE vai superlotar SUS e afetar toda a população

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciou na última terça-feira (15), um projeto de remodelação do Instituto de Previdência do Estado (IPE). Entre as propostas está a divisão do IPE em duas autarquias: saúde e previdência.

 

Houve um tempo em que ter o convênio IPE valia muito mais que o próprio salário do servidor, pois era tido como o melhor plano de saúde. Hoje o sistema está sobrecarregado, com médicos se descredenciando a cada dia e muitos servidores migrando para planos de saúde diferentes.

 

A Uirapuru recebeu nos estúdios ontem (17) o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS, Paulo de Argollo Mendes. Falando ao vivo aos passo-fundenses, o presidente destacou a qualidade do atendimento de saúde que a cidade possui. Hoje o morador de Passo Fundo têm a sua disposição dois modernos hospitais e uma gama muito grande de médicos conveniados na cidade, não sentindo talvez nenhuma diferença na atual situação do IPE.

 

Ele alertou porém, que com o desmonte do IPE, estas pessoas podem ir para a rede pública, sobrecarregando emergências e o SUS. Para evitar isso, o SIMERS quer reverter o atual quadro do IPE, que não reajusta os repasses aos médicos desde 2011, mantendo os mesmos R$ 47 por consulta.

 

Esclareceu que o valor é desanimador para os profissionais, que investem muito na formação acadêmica e estão com cada vez mais pacientes em todos os campos.

 

Para o presidente Paulo de Argollo Mendes, o governo já deixa claro que não tem interesse em aumentar os repasses aos médicos, anunciando que primeiro vai dividir o órgão em dois, para depois pensar nos profissionais.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Sexta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo



Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas