Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 29/09/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Médico alerta: azia deve ser tratada, pois pode causar gastrite e até úlcera

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Médico alerta: azia deve ser tratada, pois pode causar gastrite e até úlcera

Mais de 20 milhões de brasileiros sofrem de azia, segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Caracterizada pela sensação de queimação no peito ou na parte superior do abdômen, a azia também pode causar gosto ácido na boca.

 

Na Uirapuru, o médico Dr. Alberi Grando, explicou que a azia trata-se do excesso na produção de ácido clorídrico no estômago, necessário para digestão, mas em grande quantidade é prejudicial. Esse excesso causa o refluxo, que é o retorno do ácido para o esôfago, trazendo desconforto.

 

Entre as causas estão alimentos gordurosos, ácidos e apimentados, excesso de bebidas alcoólicas, cigarro, estresse e determinados medicamentos.

 

Dr. Alberi ressalta que a azia deve ser investigada, porque se não tratada pode causar gastrite e até úlcera. Para quem sofre com o problema, o médico recomenda beber muita água, que irá diluir o ácido no estômago e diminuir o desconforto.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Vai que é tua

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 14:35 às 16:50

ouça ao vivo



Você está satisfeito com a atuação dos vereadores de Passo Fundo neste 1º ano de mandato?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas