Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 09/11/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Encontro de pacientes renovou forças para seguir o tratamento

Rádio Uirapuru
Créditos: Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro
Encontro de pacientes renovou forças para seguir o tratamento

Aproximar a equipe dos pacientes, trocar experiências e disponibilizar momentos para troca de informações é uma forma de humanizar o tratamento. Pensando nisso, a equipe da Unidade de Terapia Renal Substitutiva, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realizou o III Encontro de Pacientes em Diálise Perinotinal. Familiares, profissionais e pacientes tiveram ao longo da manhã desta quarta-feira, 08 de novembro, um momento para tirar dúvidas, atualizar a rotina de cuidados, de reflexão e também espiritualidade.

 

Conforme a psicóloga Lilian Conte Borges e a enfermeira Débora Corso, os pacientes da Diálise Peritonial realizam a diálise em casa e vem para o setor uma vez por mês, para a coleta de exames e manutenção dos equipamentos, o que acaba não permitindo uma troca mais efetiva de ideias e proximidade com a equipe. “O tratamento dos pacientes renais crônicos é sempre desgastante e cansativo. O encontro visa aproximá-los da equipe, proporcionar um encontro com outros pacientes e familiares para troca de ideias, bem como, o esclarecimento de dúvidas”, pontuaram.

 

Durante o encontro, algumas dinâmicas foram realizadas. Uma delas, foi a do espelho onde cada paciente olhou para dentro de uma caixa, viu sua imagem refletida em um espelho e falou o que pensava sobre aquela pessoa que estava vendo. Todos ficaram emocionados e falaram sobre a força de vontade e de como são guerreiros por enfrentarem o tratamento. Os aproximadamente 20 pacientes presentes no encontro, tinham em comum, mesmo após anos de tratamento, a esperança e a força para continuar batalhando.

 

Os depoimentos e histórias contadas serviram de apoio para jovem Andrieli Miotto,16 anos, que iniciou há pouco tempo a diálise peritoneal, e sua mãe Doriana Miotto. “Muito importante esse encontro, pois, tivemos a oportunidade de revisar as rotinas de cuidados, conhecer outros pacientes, esclarecer dúvidas, conhecer melhor a equipe e também receber uma força para enfrentar o tratamento. Esses momentos de carinho fazem a diferença”, relatou a mãe.

 

A programação do III Encontro de Pacientes em Diálise Perinotinal contou com café da manhã, palestra com os enfermeiros Olavo Belcamino e Débora, com a psicóloga Lilian, com a assistente social Francieli de Freitas Gehlen e momento espiritual com a Irmã Amélia Ecco.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que o Brasil está saindo do atoleiro da pior crise já vivida pelo país?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas