Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 21/12/2017 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Excesso de sede, perda de peso e dores musculares estão entre os sintomas da diabetes, alerta médico

Rádio Uirapuru

Nos últimos 10 anos, o número de pessoas com diabetes cresceu 61,8% no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde. A diabetes é uma doença crônica, que ocorre pela má absorção ou falta de insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue. Entre os fatores de risco estão obesidade, hereditariedade e hipertensão.

 

Durante o quadro Saúde em Família da Uirapuru, ontem (20), o médico Dr. Alberi Grando falou sobre a doença. Destacou que sintomas como dores musculares, perda de peso, excesso de sede, vontade frequente de urinar associados são uma alerta para doença.

 

O tratamento da diabetes varia com o tipo. A do tipo 1 demanda aplicações diárias de insulina, pois trata-se da produção insuficiente do hormônio pelo organismo. Já a do tipo 2, quando o corpo não consegue utilizar a insulina produzida pelo corpo, pode ser controlada com medicamentos. Este tipo é o com mais casos no mundo e está associado ao sedentarismo e ao excesso de peso.

 

O médico recomenda uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicerídios, não fumar como formas de se prevenir.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

O clima de incertezas que vive o país pode interferir no interesse do torcedor brasileiro na Copa do Mundo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas