Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 17/01/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Passo Fundo está entre as 100 cidades do Brasil com mais casos de sífilis

Rádio Uirapuru
Créditos: G1
Passo Fundo está entre as 100 cidades do Brasil com mais casos de sífilis

Passo Fundo vive um surto de sífilis. O número de casos de registrados tem aumentado significativamente a cada ano. Em 2010 eram quatro casos, já em 2016 o número subiu para aproximadamente 1000, entre adultos, gestantes e crianças com sífilis congênita.

 

A enfermeira Seila de Abreu, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura Municipal, explica que a sífilis trata-se de uma infecção adquirida durante relação sexual sem uso de preservativo, ou ainda da mãe para o bebê durante a gestação e o parto, e através do sangue contaminado.

 

Alerta que muitas vezes não apresenta sintomas, mas em um primeiro momento pode aparecer uma ferida nos órgãos genitais, que não dói e desaparece sozinha. Em um estágio mais avançado aparecem feridas pelo corpo.

 

Ressalta que Passo Fundo está entre as 100 cidades do Brasil com mais casos da doença. Destaca que em 2016, ano do último levantamento, 120 crianças nasceram com a doença. A enfermeira revela que o número é um alerta para população se conscientizar e se proteger.

 

O tratamento é oferecido pelo SUS e a doença tem cura.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas