Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 27/01/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Médico alerta: não são todos que podem tomar a vacina contra febre amarela

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Médico alerta: não são todos que podem tomar a vacina contra febre amarela

A notícia de que Minas Gerais de mais de 160 cidades em emergência por contra da febre Amarela, está causando preocupação e a cidade. A procura pela vacina na rede pública de Passo Fundo aumentou muito nos últimos dias. A vacina está disponível na Central de Vacinas, que fica na Rua Uruguai, 667.

 

Mas mesmo o nosso Estado não estando em alerta, devo me preocupar e me vacinar? O médico proprietário da Oficina das Vacinas, de Passo Fundo, Wilson Vieira Marques, explica que não. Conforme ele, somente aqueles que viajarem para áreas de risco, como Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Rio, devem se preocupar.

 

Destacou que o único laboratório brasileiro que produz a vacina não fornece para a rede privada, dependendo a população das vacinas do governo. Ressaltou que a vacina precisa de um período para fazer efeito, cerca de 20 dias no mínimo, por isso não adianta se vacinar poucos dias antes da viagem.

 

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e trazer o aspecto amarelado, daí o seu nome.

 

O médico fez uma ressalva ao público que não deve se vacinar. Conforme ele, não se deve sair tomando todas as vacinas disponíveis sem saber sua condição para tal. As gestantes, idosos, pessoas em quimioterapia e em determinados tratamentos de saúde que enfraquecem as defesas não devem receber a vacina por causa dos riscos de reações graves.

 

A vacina é feita com vírus enfraquecido e pode haver uma reação fora do controle se o corpo estiver com as defesas muito baixas. A recomendação é consultar seu médico para saber se é possível tomar a dose. Também explicou que as doses fracionadas, que o governo está usando para render mais, garantem a mesma proteção que as doses inteiras.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que a imprudência dos motoristas é a causa dos acidentes na ERS 324, entre Passo Fundo e Marau?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas