Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 12/02/2018 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Sem Segredo: para ouvintes orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis deve começar em casa e na escola

Rádio Uirapuru

Para incentivar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o Ministério da Saúde está distribuindo 106 milhões de preservativos masculinos em todo o país durante o período do Carnaval. Mas apesar das várias campanhas, o índice de DSTs não para de crescer.

 

Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2017, Passo Fundo ocupa a 59ª posição entre as cidades com mais de 100 mil habitantes em número de indivíduos portadores do HIV, com base nos anos de 2012 a 2016. O assunto foi tema do programa Sem Segredo do último sábado (10).

 

Participaram do debate o psiquiatra Carlos Hecktheuer e a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura Municipal, enfermeira Seila de Abreu.

 

A maioria dos ouvintes alertou que é preciso se proteger, pois cada um é responsável pela saúde do seu corpo. Ainda, muitos acreditam que a orientação inicia em casa e na escola, sendo necessário discutir sobre sexo, doenças sexualmente transmissíveis, uso de preservativo e métodos contraceptivos com os adolescentes.

 

A enfermeira Seila de Abreu destacou que com o passar dos anos os tratamentos evoluíram e, com isso, diminuiu a preocupação com as doenças sexualmente transmissíveis. Mas ressaltou que o número de casos vem aumentando, um exemplo é a sífilis. Revelou que Passo Fundo vive uma epidemia da doença, em 2014 tinha uma média de 14 casos, já em 2017 foram registrados 1.200.

 

A enfermeira salientou que a rede pública oferece tratamento gratuito para as DSTs, iniciando pelos testes rápidos, que facilitam o diagnóstico.

 

O psiquiatra Carlos Hecktheuer explicou que os jovens de hoje iniciam a vida sexual antes, trocam de parceiros frequentemente e acabam não utilizando preservativo, tudo isso potencializado pelo consumo de drogas e álcool.

 

Destacou que falta falar mais sobre sexo em casa e nas escolas, para conscientizar sobre os cuidados e o tema deixar de ser tabu.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que a Assembleia Legislativa deve autorizar o governo a ouvir a população sobre a venda de estatais?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas