Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 17/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Vacinação contra a gripe inicia dia 23 com grupos prioritários

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Vacinação contra a gripe inicia dia 23 com grupos prioritários

Inicia na próxima segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Ela vai até o dia 1º de junho. Em Passo Fundo a vacina estará disponível em 24 locais, que podem ser consultados no site da prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). Nesse ano ela não será distribuída na Central Vacinas, no Centro, devido ao fluxo intenso e pelo espaço ser considerado fundamental no atendimento ao recém-nascido e em serviços específicos.

 

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a campanha vai atender, nesse primeiro momento, somente os grupos prioritários. São eles: pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

O Dia D, da mobilização nacional, está marcado para 12 de maio. Marisa explica que a meta da prefeitura é imunizar 90% desse grupo, após, a campanha será aberta à comunidade em geral, conforme disponibilidade de vacinas. Marisa ressalta que, embora o Estado esteja numa situação confortável, sem registros de casos de gripe, é extremamente importante que as pessoas busquem a imunização porque é a melhor forma de evitar os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Os anticorpos começam a agir depois de duas ou três semanas da vacinação. A coordenadora destaca que no ano passado a campanha foi bem tranquila e espera que esse ano se repita.

 

O atendimento das salas de vacinas é de segunda a sexta-feira. CAIS das 8h às 18h, ESF e Ambulatórios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para receber a vacina é preciso comprovar o grupo prioritário. Pessoas com 60 anos ou mais de idade e que tenham dificuldades de locomoção podem solicitar o atendimento domiciliar, também a partir do dia 23, pelo telefone 3046-0153. O serviço estará disponível nos turnos da manhã e tarde.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas