Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 23/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Médico alerta: obesidade e má alimentação podem causar refluxo gastroesofágico

Rádio Uirapuru

O refluxo é o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. A doença é considerada uma mais prevalentes em todo o mundo. O refluxo acomete pessoas de qualquer idade, sendo extremamente perigoso em bebês. O assunto foi uma das dúvidas trazidas por ouvintes durante o quadro Saúde em Família da semana passada, com o doutor Douglas Pedroso.

 

O médico explicou que os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, pelo esôfago e caem no estômago. Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula que se abre para dar passagem aos alimentos e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico penetre no esôfago. O líquido gástrico é extremamente ácido e prejudicial às mucosas fora do estômago. De acordo com o doutor, os casos de refluxo são mais comuns entre pessoas obesas ou que se alimentam demais à noite.

 

Segundo o médico, quando a pessoa dormir, esse suco gástrico sobe e faz com que a pessoa aspire. Essa aspiração pode causar entre as doenças, a pneumonia de aspiração. O tratamento inclui terapia medicamentosa aliada a medidas comportamentais para evitar a ocorrência do refluxo. O tratamento cirúrgico é recomendado para os casos de complicações. O doutor ainda alertou que pessoas que suspeitam ter a doença devem procurar um médico especialista, pois, se não tratada, pode causar problemas mais sérios.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas