Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 25/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Com 24 mil doses nesta etapa, centro da cidade não possui local de vacinação contra a gripe

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Com 24 mil doses nesta etapa, centro da cidade não possui local de vacinação contra a gripe

Começou na última segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em Passo Fundo foram distribuídas 24 mil doses em todas as salas de vacinação para a  etapa. São ao todo 24 unidades de saúde que estão aplicando a vacina que protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B. A lista pode ser conferida aqui

 

Nos dois primeiros dias de campanha foi registrada uma grande movimentação nas unidades, principalmente no Ambulatório de Especialidades, no Cais Petrópolis e na UBS Adirbal Corralo. Essas são as alternativas para quem mora no Centro. Nesse ano, a Secretaria Municipal de Saúde não disponibilizou as doses na Central de Vacinas, que fica na Rua Uruguai, devido ao fluxo intenso e pelo espaço ser considerado fundamental no atendimento ao recém-nascido e em serviços específicos. A mudança desagradou os moradores do centro, que reclamaram na Uirapuru sobre a mudança, mesmo sob a alegação de que não há espaço para a grande demanda. Como alternativa os residentes do Centro também podem buscar o Cais Luiza.

 

A vacinação vai até o dia 1º de junho, mas apenas para os grupos prioritários. São eles: pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

A meta é imunizar 90% desses grupos, após, a campanha será aberta à comunidade em geral, conforme disponibilidade de vacinas. Até o último levantamento, o grupo prioritário mais vacinado foi o dos idosos. O Programa Vacinação em Casa, que vai até a residência de pessoas com 60 anos ou mais de idade e que tenham dificuldades de locomoção, recebeu 200 agendamentos somente no primeiro dia da campanha. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3046-0153. Esse serviço está disponível nos turnos da manhã e tarde. Já o atendimento das salas de vacinas é de segunda a sexta-feira.

 

CAIS funcionam das 8h às 18h e ESFs e Ambulatórios das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Nesta quinta-feira (26) Passo Fundo receberá novas doses da vacina contra a gripe.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Segunda-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas