Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 26/04/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Toxoplasmose preocupa população e médico pede cuidado com alimentos crus ou mal lavados

Rádio Uirapuru

A confirmação de 51 casos de toxoplasmose em Santa Maria, na última terça-feira (24), colocou em alerta a população gaúcha. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Durante o Repórter do Povo de ontem (25), o Dr. Alberi Grando explicou que o protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em qualquer tipo de animal, e não somente em gatos.

 

O contágio da toxoplasmose pode ser congênito (da mãe para o feto) ou adquirida, por meio da ingestão de oocistos (onde o parasita se desenvolve) provenientes do solo e areia contaminados com fezes de animais infectados e ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro. O médico esclareceu que a toxoplasmose não passa de pessoa para pessoa. Apesar de não ter nenhum registro da doença em Passo Fundo, a população pode se precaver não ingerindo carnes cruas ou mal cozidas, comendo vegetais e frutas bem lavados, evitando contato com fezes de gato e outros e não deixar que o animal de estimação tenha livre acesso à rua para não consumir alimentos contaminados.

 

Dr. Alberi Grando explicou que o cisto pode se alojar em qualquer lugar do organismo, apresentando os mais variados sintomas, sendo os mais comuns cansaço, febre, mal estar, dores musculares e gânglios inflamados. Pessoas com baixa imunidade estão mais sujeitas a apresentar os sintomas.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Sexta-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que Passo Fundo é uma cidade segura?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas