Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 12/06/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Secretaria de Saúde realiza hoje testes rápidos de hepatites virais na sede do SAE

Rádio Uirapuru
Créditos: Reprodução/Internet
Secretaria de Saúde realiza hoje testes rápidos de hepatites virais na sede do SAE

Hoje (12), no Dia dos Namorados, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites B e C. Haverá testes rápidos de detecção das doenças na sede do SAE (Rua Silva Jardim, 727 - Centro), das 9h às 16h30.

 

Para a realização dos testes a pessoa deverá apresentar um documento com foto. O exame fica pronto em 30 minutos. Os casos confirmados serão encaminhados para tratamento. Conforme a enfermeira do SAE, Seila de Abreu, é importante fazer o diagnóstico o quanto antes porque as hepatites são doenças normalmente silenciosas. O paciente pode ficar vários anos com o vírus sem apresentar sintomas. As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam gravemente o tecido do fígado, causando inflamação e até mesmo a não funcionalidade do órgão.

 

De acordo com dados de 2016, em Passo Fundo foram notificados 28,5 casos de hepatite B para cada 100 mil habitantes e 55 casos de hepatite C para cada 100 mil habitantes. A principal forma de transmissão é por via sexual e por objetos contaminados com sangue. Seila explica que, em relação a temperatura ambiente, o vírus da hepatite é mais resistente do que o do HIV e mais infeccioso, a qualquer vestígio de sangue ocorre o risco de transmissão.

 

A enfermeira alerta para que as pessoas que receberam sangue antes dos anos 90 façam o teste rápido porque naquela época não se fazia o exame. A enfermeira também recomenda o uso de preservativo na relação sexual, kits individuais de manicure e pedicure e verificar sempre nas clínicas de odontologia e de tatuagem se os instrumentos foram esterilizados de forma adequada.

 

Outra forma de prevenir em relação a hepatite B é a vacinação.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repórter do Povo

com JG e Ieda Almeida

Segunda-Feira

das 08:10 às 10:45

ouça ao vivo

Você acha que os presos devem pagar suas despesas na cadeia?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas