Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 07/07/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Por falta de vacinação, doenças quase erradicadas começam a retornar, alerta médico especialista

Rádio Uirapuru

Um levantamento nacional, divulgado nesta semana, apontou que uma em cada quatro cidades tem cobertura de vacinação abaixo do ideal no Brasil. O dado revela que os pais estão baixando a guarda e tendo um comportamento perigoso: deixar de vacinar seus filhos corretamente.

 

Falando na Uirapuru, o médico infectologista Dr. Gilberto Luiz Barbosa explicou que houve um movimento forte de vacinação em anos anteriores, especialmente frente a Gripe A. Com a diminuição dos casos, graças justamente às vacinas, as pessoas acabam se descuidando e achando que não é mais necessário imunizar.

 

Barbosa explicou que a cobertura de vacinação nunca foi total e onde houver uma pessoa infectada e outra sem a vacina há o risco da doença ser espalhada. Citou o caso do sarampo, uma doença altamente contagiosa e que começa a retornar com força em algumas regiões do país. Alertou que muitas pessoas se esquecem que hoje o tráfego de pessoas está mais intenso, com acesso a aviões e boas estradas, fazendo que regiões sem a doença acabem tendo contato com ela, vinda de outros locais ou até mesmo países.

 

Conforme o médico é preciso seguir à risca o calendário de vacinação para evitar epidemias antes consideradas praticamente inexistentes.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

De tudo um pouco

com Valdir Mello e João Victor

Quarta-Feira

das 20:15 às 23:00

ouça ao vivo

Você coloca lixo no lugar certo?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas