Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Saúde

Publicada em: 26/09/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Horário de Verão: médico recomenda não usar celular antes de dormir para evitar problemas no sono

Rádio Uirapuru

O fim do horário de verão em todo o território nacional está sendo analisado na Comissão de Infraestrutura (CI). A proposta é do senador Airton Sandoval (MDB-SP) e está sendo relatada pelo senador Valdir Raupp (MDB-RO).

 

Sandoval questiona a justificativa do governo, de que, ao se adiantar o horário em parte do território nacional, proporciona-se maior aproveitamento da luz solar, o que reduz o uso de energia com iluminação artificial.

 

Para o senador, essa tese é errada, pois hoje o consumo é atém mesmo maior. Na justificativa do projeto, ele cita também vários estudos feitos em países diversos que vinculam a adoção do horário de verão com o desenvolvimento de doenças.

 

O Dr. Tiago Simon, médico do sono, em entrevista na Uirapuru, afirmou que há estudos internacionais que relacionam disfunções no sono com doenças, especialmente cardíacas. Explicou que todos possuem um relógio biológico e quando ele é desregulado pelo horário novo todo o corpo trabalha de forma diferente.

 

Simon reconheceu que as mulheres podem sofrer mais com a adaptação por questões hormonais. No entanto, o médico recomenda cautela na adaptação, que pode variar de acordo com cada pessoa.

 

A dica do profissional é, desde agora, se preparar para o novo horário, dormindo todo dia 15 minutos mais cedo, deixando a luz do dia entrar no quarto ao amanhecer e evitar o uso do celular meia hora antes de deitar.

 

A tela do celular inibe o hormônio do sono e pode ser um problema na hora de dormir.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas