Conselho de saúde inicia preparativos para conferência municipal que vai apontar demandas da comunidade

Créditos: Divulgação

A diretoria do Conselho Municipal de Saúde foi reeleita nesta semana. A coordenação permanece com Neri Gomes e Luiz Dalmagro até 2020.

Em entrevista à Uirapuru, o coordenador Neri Gomes destacou que um dos avanços do conselho foi a aproximação com a comunidade e as articulações no Estado quanto ao repasse do governo aos municípios e hospitais. Para esse ano, o desafio será a montagem da Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30 de março. Ela terá como tema “Democracia e Saúde” e como eixos temáticos: financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS), consolidação dos princípios do SUS e saúde como direito.

Pela lei, o Estado deve investir 12% dos seus recursos em saúde e hoje aplica entre 4 a 6%. Já o município investe 19%, quando a sua obrigação é de 15%. O Conselho vai definir no próximo dia 26 as datas das cinco pré conferências que serão realizadas nos Cais entre fevereiro e março.

Conforme Gomes, a ideia é de que a população participe desses encontros e avalie os serviços oferecidos na área da saúde. A comunidade vai poder apontar onde há ausência médicos e de medicamentos, se os materiais das unidades de saúde são suficientes, se há dificuldades nas internações hospitalares e quais as especialidades que estão em falta. O objetivo é reunir o quadro geral da verdadeira situação da saúde em Passo Fundo. Após, será elaborado um relatório que será apresentado e aprovado na conferência municipal. O documento será repassado à prefeitura para que se adéque às reivindicações da comunidade.

Neri Gomes frisou que o conselho tem um poder deliberativo. É por ele que passam os programas e ações desta área, bem como a prestação dos recursos gastos em saúde pela administração municipal.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Notícias Recomendadas