Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Segurança

Publicada em: 09/03/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Proteção efetiva da mulher vítima de violência é o grande desafio, afirma delegado

Rádio Uirapuru

O Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, é muito mais do que reconhecer as conquistas da mulher ao longo dos anos, este é o momento de debater o que ainda é preciso ser mudado. A violência doméstica é uma realidade que atinge todas as classes sociais.

 

As ocorrências mais comuns em Passo Fundo são ameaças e injúrias, seguidas de lesões corporais, inclusive com registros de tentativa de homicídio. No caso de lesões, há uma continuidade da investigação policial, independente da vontade da vítima.

 

Em entrevista à Uirapuru, o Gilberto Mutti Dumke, da Delegacia da Mulher, disse que a violência acontece em qualquer nível social. O que se observa é que determinados seguimentos sociais procuram não tornar a situação pública.

 

Fatores como repercussão social ou dependência econômica fazem com que determinadas vítimas não procurem o poder público para a solução do problema. O delegado explicou que a lei prevê uma série de prerrogativas para proteger a mulher vítima de violência.

 

Algumas delas preveem medidas protetivas, como proibição que o agressor mantenha contato com a vítima; retirada dele da residência; ou casa de apoio para a mulher e seu filho. De nada adianta a interferência da polícia se a vítima continuar residindo com o agressor, porque a tendência é que a violência se repita.

 

Destaca que dois fatores estão associados à violência contra a mulher, o uso abusivo do álcool e grande incidência de drogas. Gilberto frisou que o grande desafio para as autoridades é proteger efetivamente a mulher que requereu as medidas protetivas.

 

Apesar da Lei Maria da Penha, muitos agressores desrespeitam as determinações judiciais. Segundo o delegado, os índices de prisões por não cumprimento das medidas tem aumentando.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Sábado

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas