Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Segurança

Publicada em: 15/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Leis de prevenção a incêndio estão mais rigorosas no Brasil, avalia sargento Barriquel do Corpo de Bombeiros

Rádio Uirapuru
Créditos: G1
Leis de prevenção a incêndio estão mais rigorosas no Brasil, avalia sargento Barriquel do Corpo de Bombeiros

O incêndio de grandes proporções que destruiu um prédio de 24 andares e 120 apartamentos, na zona oeste de Londres, na Inglaterra, ontem (14), chocou o mundo e despertou o debate sobre o sistema de segurança dos edifícios. O incêndio no Grenfell Tower, deixou ao menos 12 mortos e 78 feridos.

 

O Brasil viveu episódios como esse na década de 70. Um incêndio no edifício Joelma, de 25 andares, em São Paulo, matou 188 pessoas e deixou 300 feridas. Em Porto Alegre, as chamas no prédio das Lojas Renner, com sete andares, resultou na morte de 41 pessoas e 60 ficaram feridas.

 

Em entrevista à Uirapuru, o sargento Barriquel explicou que as leis de prevenção de incêndio estão cada vez mais rígidas, mas ainda existem muitos prédios antigos que não se adequaram a elas. A cobrança ficou maior depois da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou 242 pessoas, e tem refletido na diminuição de ocorrências.

 

O sargento Barriquel ressaltou que, principalmente, os prédios novos estão muito mais seguros, desde a forma de evacuação, com escadas enclausuradas, até equipamentos de segurança em pleno funcionamento.

 

Barriquel frisou que no caso de Londres, assim como em toda a Europa, o sistema de evacuação e o planos de prevenção são mais avançados e eficazes que os do Brasil, o que possibilitou que a maioria dos moradores conseguisse sair do prédio, mesmo durante a madrugada. O prédio de Londres foi construído em 1974, mas reformado em 2016.

 

O sargento Barriquel contou que o Corpo de Bombeiros de Passo Fundo possui bons equipamentos de combate a incêndio, mas faltam mais efetivos para manuseá-los. Destacou que o Rio Grande do Sul sofre uma defasagem de material humano de cerca de 60%.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Tchê Liga

com Lucas Brasil

Segunda-Feira

das 05:00 às 07:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas