Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Segurança

Publicada em: 14/07/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Retirada da BM da guarda dos presídios deve aumentar policiamento nas ruas, afirma deputado Zanchin

Rádio Uirapuru
Créditos: Divulgação
Retirada da BM da guarda dos presídios deve aumentar policiamento nas ruas, afirma deputado Zanchin

A falta de efetivos para o policiamento ostensivo é um problema crônico do Estado. Para tentar melhorar essa situação, foi aprovada na última terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, uma proposta de emenda à Constituição que retira a atribuição da Brigada Militar (BM) de fazer a guarda externa dos presídios.

 

O Rio Grande do Sul era o único Estado do país onde essa função era exclusiva da BM. A matéria foi encaminhada pelo Poder Executivo. Com isso, cerca de 500 policiais vão poder servir à segurança nas ruas.

 

Na Uirapuru, o líder da Bancada do PMDB, deputado estadual Vilmar Zanchin, explicou que os brigadianos poderão ser substituídos por outros agentes, onde a Secretaria Estadual da Segurança Pública entender que é necessário. É a pasta que vai definir se o Presídio Estadual de Passo Fundo permanece ou não sob a responsabilidade da BM.

 

Para Zanchin, a flexibilidade na Constituição é um avanço importante dentro do clamor da sociedade gaúcha por mais segurança. Ressaltou que o brigadiano é para estar na rua prestando serviço para a população.

 

O deputado Zanchin, que foi relator da Comissão Especial da Segurança Pública que vistoriou o Presídio de Passo Fundo em abril, informou que a situação da casa penitenciária foi levada ao conhecimento do governo estadual. Apontou como problemas a estrutura física em péssimas condições, a parte elétrica, o encanamento e a superlotação.

 

O parlamentar ressaltou que compreende as limitações financeiras do Estado para reformas e intervenções mais profundas nos presídios, mas acredita que diante do grande problema do sistema carcerário gaúcho, o Executivo vai dar prioridade a esses investimentos.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Repercussão

com Claudionor Ramos

Terça-Feira

das 17:00 às 17:55

ouça ao vivo



Dar esmola para moradores de rua resolve problema social?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas