Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Trânsito

Publicada em: 12/01/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Detran/RS abre processos de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação

Rádio Uirapuru

O Detran do Rio Grande do Sul anunciou a abertura de mais de 100 mil processos de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2016.

 

O diretor-geral do Centro de Formação de Condutores Planalto, Maicon Odone dos Santos, explica que o processo de suspensão é diferente do processo de cassação. O motorista pode entrar em processo de suspensão da CNH em alguns casos específicos, tais como atingir 20 pontos somados em infrações de trânsito, ou levar uma multa considerada gravíssima.

 

Exemplos desse caso é a ingestão de álcool, participação de corridas de rua, conhecidas como “rachas”, ou ultrapassar os 50% do limite de velocidade permitidos em uma via. Já o processo de cassação acontece quando o motorista já possui a carteira em situação suspensa e é flagrado dirigindo.

 

Neste caso, a autoridade de trânsito recolhe a carteira do condutor, e ele tem sua CNH cassada. Com isso, ele perde o direito de condução por dois anos e automaticamente tem que passar por um processo de reabilitação. Somados ao período de suspensão que varia de acordo com a infração, sendo 12 meses para ingestão de álcool, dois meses por velocidade e um mês por soma de pontos de infrações.

 

Segundo Santos, além da reabilitação, o motorista precisa passar pelos exames novamente. A reabilitação é feita em um centro de Formação de Condutores, com 30 horas de aula e exames.

 

Santos esclarece que muitos condutores acabam não tomando conhecimento sobre a suspensão das carteiras por estarem com seus endereços desatualizados, e que é obrigação do motorista manter os órgãos responsáveis atualizados e informados sobre mudanças de endereços.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



A redução da estrutura das escolas públicas pode prejudicar ainda mais o nível de ensino?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas