Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Trânsito

Publicada em: 31/05/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

Imprudência e desatenção: Passo Fundo é o segundo município com mais multas de trânsito no Estado

Rádio Uirapuru
Créditos: Rádio Uirapuru
Imprudência e desatenção: Passo Fundo é o segundo município com mais multas de trânsito no Estado

Passo Fundo é o segundo município gaúcho com mais multas de trânsito, perdendo apenas para Porto Alegre. Os dados são do Detran RS. São cerca de 300 multas por dia e 9.100 por mês. No ano passado foram aplicadas 109 mil multas. De janeiro a abril desse ano, foram contabilizadas 35.395.

 

O secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven, destacou que quem está deixando de fazer a sua parte é o condutor, que está desatento às regras de trânsito. Ressaltou que a fiscalização está cumprindo o seu papel. A autuação mais comum feita pelos agentes de trânsito e pela polícia militar, principalmente na região central, é de estacionamento irregular. Já na fiscalização eletrônica é notado um alto índice de velocidade e de avanço do sinal vermelho.

 

Stieven ressalta que o condutor só é notificado quando comete a infração. Se todos andassem de acordo com as normas de segurança, o número de multas seria bem menor. O secretário adjunto salienta que a fiscalização ficou mais eficiente com a mudança do sistema eletrônico no município, a partir de 2015, com um aproveitamento de 95% a 98% das imagens.

 

Stieven explica que não são só os motoristas de Passo Fundo os responsáveis pelos índices de notificações. Por ser uma cidade polo em saúde e em educação, por dia, circulam, em média, 20 mil veículos de fora do município.

 

O secretário Stieven conta que parte do valor arrecadado com as multas, entre 50% a 70%, dependendo da notificação, vai para o município, e o restante para o Detran. Ele frisa que esse valor não vem integral porque a administração pública acaba tendo que arcar com outras despesas.

 

Ressalta que o valor não entra no caixa único da prefeitura, ele possui uma conta separada. O que é arrecado só pode ser usado em ações relacionadas ao trânsito, como em obras de vias, manutenção de serviços, uniforme para os agentes, compra de placas e semáforos, pagamento da empresa que detém a fiscalização eletrônica e campanhas de educação no trânsito.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Terça-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você acha que a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas resolveu o problema da baderna noturna noCentro?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas