Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 90.1

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Trânsito

Publicada em: 05/06/2017 , por Jornalismo Uirapuru

A A A

JARI julga por mês cerca de 500 recursos de multas de trânsito em Passo Fundo

Rádio Uirapuru

Na semana passada, a Rádio Uirapuru divulgou um levantamento do Detran RS, que apontava Passo Fundo como o segundo município com mais multas de trânsito do Estado. Por mês são aplicadas entorno de 9.100 infrações. Entre as mais comuns estão: avançar o sinal vermelho, passar a velocidade permitida e estacionamento irregular.

 

Desse montante, uma média de 500 multas são recorridas na Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Passo Fundo – JARI. O órgão é responsável por analisar e julgar os recursos de multas de trânsito cometidas dentro do município e registradas pela Guarda Municipal de Trânsito, ou pelos equipamentos de monitoramento, como semáforos e lombadas eletrônicos.

 

O presidente da JARI, o advogado e ex-delegado de Polícia, Luiz Galbari da Silva, conta que a maioria dos condutores não apresentam justificativas suficientes para cancelar a multa.

 

Aproximadamente 10% dos condutores conseguem explicar o cometimento da infração. Esses casos são na maioria aqueles em que o motorista avançou o sinal vermelho ou parou na faixa de pedestre para dar preferência a uma ambulância, por exemplo.

 

Por isso, Galbari ressalta que quanto mais provas o condutor juntar para o processo, mais chances dele ser deferido. Em situações como essa, o condutor pode solicitar uma declaração da Samu, atestando que estava em atendimento e passou por aquele local onde a infração foi cometida.

 

Naqueles casos em que o motorista comete uma infração enquanto faz um atendimento emergencial, ele pode usar o documento do hospital como prova. Outro exemplo de caso deferido é quando são encontrados erros no auto da infração.

 

O presidente Galbari explica que para abrir um processo o motorista tem que fazer uma petição por escrito, colocando as razões para o cancelamento da multa.

 

É preciso apresentar cópias da carteira de habilitação ou do documento de identidade para a comprovação da assinatura, do auto de infração ou da notificação do Detran, do documento do veículo (CRLV) e as provas que vão fundamentar o recurso.

 

Galbari ressalta que a Junta de Passo Fundo é uma das que julga mais rápido no país, respeitando o prazo estabelecido pelo Código de Trânsito que é de 30 dias.

 

A JARI funciona junto à Secretaria de Segurança Pública, no bairro Petrópolis. O telefone para informações é o 3313-3768.

 

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Ouça ao vivo

Comando da Madrugada

com Caroline Secchi

Quinta-Feira

das 00:00 às 06:00

ouça ao vivo



Você tem uma relação próxima e amorosa com o seu pai?

Copyright © 2017 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas