Ouça agora

Rádio AM 1170 Rádio FM 102.5

Ouça pelo celular



Rádio Uirapuru - Trânsito

Publicada em: 24/09/2018 , por Jornalismo Rádio Uirapuru

A A A

Dia Sem Carro propôs reflexão sobre outras formas de transporte no campus da UPF

Rádio Uirapuru
Créditos: Gabriel Nunes/Rádio Uirapuru
Dia Sem Carro propôs reflexão sobre outras formas de transporte no campus da UPF

O campus 1 da Universidade de Passo Fundo recebeu no sábado (22) as atividades em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. A proposta é conscientizar a população sobre comportamento e responsabilidade no trânsito da cidade. O evento está dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito.

 

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em várias cidades do mundo. A data foi criada em 1997, na França, e chama atenção para o uso excessivo de carro nas áreas urbanas e o impacto que representa para a mobilidade e para o meio ambiente. A ideia é estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta.

 

No programa Uirapuru Ecologia, o professor da UPF da faculdade de engenharia civil, Francisco Dalarosa, e a acadêmica, Viviane Pagnussat Cechetti, falaram sobre essa iniciativa. O grupo de alunos UPF através da disciplina engenharia de trafego foi quem propôs esse evento como forma de levar para a prática as ações da sala de aula.

 

Os estudantes fizeram uma pesquisa para a criação de um plano de mobilidade para a UPF. Essa pesquisa foi premiada em um seminário internacional no mês de agosto em Porto Alegre. A acadêmica Viviane revelou que em Passo Fundo que possui 200 mil habitantes para 86 mil veículos em circulação na cidade. Isso representa 2,3 pessoas por veículo. A mobilidade busca a integração do carro com outro meios de transporte.

 

Entra as atrações realizadas no evento, tiveram praça de alimentação, caminhada ecológica, trilhas no campus, compartilhamento de bicicletas, oficinas de manutenção de bikes, desafio intermodal e oficina sobre utilização da ciclovia. Também foram realizadas atividades com cadeiras de rodas, pessoas vendadas, como forma de mostras as dificuldades que as pessoas com alguma deficiência enfrentam no dia a dia do trânsito na cidade com pouca acessibilidade.

Comentários

A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Você costuma procurar emergência hospitalar quando tem problema de saúde repentino?

Copyright © 2018 Grupo Uirapuru . Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas